Ex-presidente dos EUA Jimmy Carter comemora seu centenário.
- paixaoredator
- 1 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Jimmy Carter comemora 100 anos nesta terça-feira (1)
Tornando-se o primeiro presidente dos Estados Unidos a alcançar essa marca. O ex-presidente continua muito interessado em política, segundo pessoas próximas, que afirmam que ele disse querer viver “para poder votar em Kamala Harris”, que disputará as eleições de 5 de novembro contra o republicano Donald Trump.
Democrata ocupou a Casa Branca entre 1977 e 1981 e está em cuidados paliativos há cerca de 1 ano e meio. Imagem: LBJ Library/AFP/Arquivos
Um pouco sobre Jimmy Carter
Nascido em 1 de Outubro de 1924, Plains, Geórgia, Estados Unidos.
Casado com Eleanor Rosalynn Smith Carter em 1946.
Carter concentrou seu mandato nos direitos humanos, na justiça social e nos valores democráticos.
Vindo de uma tradicional família fazendeira do sul, Carter serviu como oficial da Marinha dos EUA antes de entrar na política, tendo cumprido dois mandatos como senador do estado da Geórgia e um como governador (1971-1975). Nas eleições de 1976, venceu o republicano Gerald Ford.
Assumiu a presidência em 1977 para liderar um país que precisava dissipar o pessimismo deixado pela Guerra do Vietnã, o escândalo Watergate e uma recessão profunda.
Em 1978, convenceu o Senado a ratificar os tratados assinados um ano antes com o presidente panamenho, o general Omar Torrijos, para que o Canal do Panamá voltasse ao país latino-americano, algo que Carter descreveria como sua “batalha política mais difícil”.
Entre os pontos alto de seu mandato estão os históricos Acordos de Camp David de 1978 entre Israel e Egito, que eventualmente levaram a um tratado de paz no ano seguinte.
Também estabeleceu relações diplomáticas com a China e reabriu as sedes diplomáticas em Cuba durante o regime de Fidel Castro.
O fim de seu mandato foi marcado pela tomada da embaixada americana em Teerã por islamistas radicais em novembro de 1979, e pela tentativa fracassada de resgatar 50 americanos detidos em 1980.
Dedicou-se a assuntos humanitários e em 1982 fundou o Centro Carter, sem fins lucrativos.
Em 2002 ganhou o premio Nobel da Paz.
Comentários